| Opinião | Literatura Adaptada Para Quadrinhos

Existem atualmente dezenas de livros adaptados para os quadrinhos a fim de introduzir novos integrantes ao mundo dos livros. Os quadros são, historicamente, uma forma de proporcionar uma melhor interpretação do enredo narrado.
Muitas vezes, os livros escolhidos para a adaptação são aqueles tarjados pelos jovens leitores como "complicados demais para ler". É o caso das obras clássicas brasileiras e mundiais: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo; O Alienista e Dom Casmurro, de Machado de Assis; Dom Quixote, de Miguel de Cervantes; O Músico Extraordinário, de Lima Barreto... (Todos já foram adaptados).
É perceptível que, nos últimos tempos, as Secretarias de Educação têm reservado maior investimento em adaptações de livros clássicos. Os assustadores volumes integrais estão cada vez mais sumidos das bibliotecas públicas. Quem não adorava as revistinhas da Turma da Mônica, Sesinho, Menino Maluquinho quando criança?  Até as tirinhas dos livros de Língua Portuguesa têm um lugar reservado em nosso coração leitor.
Mas é claro que não se deve substituir totalmente as versões originais pelas adaptadas. O melhor a ser feito é encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas, pois os quadrinhos devem ser uma introdução à obra clássica, de forma a proporcionar a curiosidade para a leitura integral desta.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"

Paramoti: 60 Anos de História