Ler ou não ler mais de um livro ao mesmo tempo, eis a questão

Resultado de imagem para pessoa  segurando muitos livros
depositphotos


Dependendo do tipo de livro, ler nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo. Um livro de fantasia desce bem mais fácil que um sobre o processo penal brasileiro, por exemplo. Com o passar do tempo, você pode vir a se acostumar a ler e a ficar mais experiente no quesito, podendo até mesmo ler mais de um livro por vez. E é esse o tema dessa postagem: múltiplas leituras.

Por experiência própria, posso citar os motivos que me levam a ler mais de um livro: nem sempre estou a fim daquela leitura naquele determinado momento ou, às vezes, minha atenção é roubada para uma obra mais atrativa. Foi mais ou menos assim durante o período em que estava com o A Fúria dos Reis (George Martin). O iniciei no começo do mês de outubro e só finalizei na metade de dezembro. Nesse meio tempo, foram 4 outras obras lidas, um crime para quem é do time "Um livro por vez".

A seguir, alguns tópicos sobre o tema:
  • Se eu ler mais de um livro ao mesmo tempo, vou acabar esquecendo dos detalhes e misturando tudo!
Calma, não é bem assim.  É claro que você vai acabar misturando as coisas caso esteja lendo gêneros muito parecidos ou obras com vários personagens. Como acha que conseguiria lidar lendo A Sociedade do Anel ao passo que lia A Guerra dos Tronos? Complicado demais, não acha?
Então o segredo é: leia dois ou até mais livros simultaneamente, mas atente-se quanto ao gênero e à dificuldade de cada um deles. Tomando a mim mesmo como exemplo novamente, durante as pausas que eu dava durante o segundo volume d'As Crônicas de Gelo e Fogo, lia algum livro de Contos (Contos de PiratasOs Melhores Contos de Moacyr ScliarO Vendedor de Judas) ou alguma história em quadrinhos (Dom Quixote). Isso com certeza facilitava a minha vida e fazia com que eu não perdesse o interesse em nenhuma das histórias.

Agora voltando para a parte de esquecer das coisas. Segundo vários sites e blogues espalhados pela internet, ao invés de atrapalhar, as leituras simultâneas ajudam a fortalecer a memória. Como isso é possível? Quando você retorna de uma outra leitura para aquela que ficou na geladeira, seu cérebro se esforça para lembrar o que estava acontecendo naquela história. Dessa forma, esse exercício contribui para uma memória melhor, te auxiliando em vários aspectos do seu cotidiano. Na hora de estudar ou de lembrar das coisas que você tem a fazer, por exemplo.
  • Mas qual é o limite de livros?
Isso já vai depender mais de você. Se está embarcando no mundo da leitura agora ou não faz muito tempo que vem praticando o hábito, com certeza vai ser bem complicado e cansativo ler duas obras ao mesmo tempo. É interessante começar com calma, ir pegando um ritmo e só depois de algum tempo, já com uma maior bagagem literária, partir para um nível mais elevado.

Mas se você já se sente confiante para ler um bocado de obras sem se atrapalhar, vá em frente. Duas, três ou até mesmo cinco... sua sanidade é o limite. Eu mesmo não passei de duas leituras simultâneas. Pôr aí uma terceira já seria uma sobrecarga para mim. O importante é ir com calma e apreciar seus livros.

Aliás, calma é uma palavra-chave nesse quesito. Não vai ser lá muito proveitoso ler um livro às 
carreiras, como é o caso daqueles trabalhos escolares em que você tem de ler uma obra em pouco tempo para conseguir uma boa nota. Vá entendo o texto, o contexto e o enredo... apreciando as palavras e as construções linguísticas. Faça pausas para absorver as informações e realizar uma interpretação do que está acontecendo. Isso sim vai garantir que você obtenha um bom aproveitamento.

  • Algumas dicas:
1.     Quantos às pausas: Tudo bem que você ouviu falar daquela obra, achou interessante e está louco para lê-la. Só não pare a sua atual leitura abruptamente. É aconselhável ler até o fim do capítulo, por exemplo. Assim, quando você voltar, vai ser melhor para recomeçar em uma nova parte do que se reiniciasse no meio de um diálogo, por exemplo. Como diabos você conseguiria saber o que estava acontecendo ali, os motivos, as personagens envolvidas? Provavelmente iria voltar até o início do capítulo e ler tudo de novo. O que se resumiria em apenas mais trabalho.
2.     Não se esqueça daquilo que você já estava lendo: Não é incomum que algumas pessoas pausem por tempo indefinido um livro, comecem outro e esqueçam que estavam lendo outro livro. Assim, você vai passar muito tempo na segunda (ou terceira, ou quarta...) leitura e só então voltar para a anterior. Aí vai ser pior que reler um capítulo: ler tudo do início. Não vai ter memória que consiga lembrar depois de três meses os contextos daquele livro pela metade.
3.     Variedade: busque outros gêneros quando começar uma segunda leitura. Se você parar um livro para ler outro do mesmo tipo, qual será o seu objetivo? Isso não faria muito sentido. Por que parar um pouco com um de fantasia para ler outro também de fantasia?
  • Observação:
Se você procura uma maior rapidez ao ler mais de um livro ao mesmo tempo, desista. Você basicamente levará o mesmo tempo que levaria se estivesse lendo um livro por vez.
Eu não tinha pensado nisso até ver em um blogue, cujo nome não me recordo no momento. No entanto, assim que eu o visitar novamente, edito essa parte da postagem e ponho seu endereço web.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"

Paramoti: 60 Anos de História