O Vendedor de Judas, de Tércia Montenegro

O Vendedor de Judas, de Tércia Montenegro

Título: O Vendedor de Judas
Autor(a): Tércia Montenegro
Publicação Original: 1998 | Editora: Casa de José de Alencar
Edição da Imagem: Editora: Edições Demócrito Roch
Páginas: 84


Curiosidade e Leitura

Foi devido à minha curiosidade que encontrei o livro que motivou este texto. Vendo tantos ali esquecidos, parei o que estava fazendo e remexi em velhas páginas, provavelmente nunca lidas antes.
Me deparei então com a branca e fina obra de uma autora da qual nunca ouvira falar; até aquele momento. E mesmo cometendo o velho pecado de julgar um livro pela capa, separei-o e deixei à mesa.
Inevitavelmente, sempre que me sentava àquela mesa, folheava a obra e observava as ilustrações que passavam rapidamente perante meu olhar. Quando alguma me chamava a atenção, voltava à página e olhava sem realmente entender aquelas imagens.
E mais uma vez a curiosidade me incentivava a saber mais sobre aquele livro e suas também curiosas ilustrações. Vencendo meu pré-julgamento, descobri do que ele realmente se tratava. Foi então que uma lâmpada acendeu-se em minha mente: "São contos!", exclamou o cérebro.
Contos! A paixão recém descoberta através dos escritos de Moacyr Scliar ardeu novamente em meu peito e eu não poderia deixar de ler aquele livro o mais rápido possível.

Enfim, o livro

Cinco páginas para despertar a minha já citada curiosidade, três para roubar a atenção e mais quatro para ter uma opinião completamente positiva a respeito da obra e de sua autora. 12 páginas foram o suficiente para considerar O Vendedor de Judas uma de minhas leituras favoritas.
A obra traz dezoito singulares e curtos contos, todos acompanhados de ilustrações, que só fazem real sentido depois de lida a história encabeçada pela figura. Quanto mais se observa, mais detalhes se encontra. E é nesse ciclo de observar, ler e retornar páginas para enfim compreender a gravura, que se desenvolve o livro.
E a partir da terceira ou quarta repetição deste ciclo, já não é mais possível fechar o livro e não voltar a lê-lo.
Tão admirável quanto o estilo de escrever é a idade com a qual Montenegro lançou sua obra de estréia: apenas 22 anos. Um fato que até hoje, 20 anos depois, impressiona quem lê o conjunto de contos. 
E sabendo deste fato, não nos perguntamos quantos jovens escritores ainda não descobertos existem por aí?




Foto por: Sheila Oliveira
Tércia Montenegro Lemos (Fortaleza, 24 de Setembro de 1976) é professora e escritora brasileira com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará em 1999, mestrado em Literatura Brasileira em 2002 e doutorado em Linguística em 2008 pela mesma instituição. Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Casas de Westeros - Casa Targaryen ATUALIZADO

Lombada "quebrada"

Paramoti: 60 Anos de História